Entenda a Imunoterapia

A imunoterapia, também chamada de terapia biológica, é um tipo de tratamento contra o câncer que aumenta as defesas naturais do corpo para combater o câncer. Ele usa substâncias feitas pelo corpo ou em laboratório para melhorar ou restaurar a função do sistema imunológico. A imunoterapia pode funcionar dessas maneiras:

• Parar ou diminuir o crescimento de células cancerosas;

• Parar o câncer de se espalhar para outras partes do corpo;

• Ajudar o sistema imunológico a funcionar melhor na destruição de células cancerosas;

Existem vários tipos de imunoterapia, incluindo:

• Anticorpos monoclonais

• Imunoterapias não específicas

• Terapia com vírus oncolíticos

• Terapia com células-T

• Vacinas contra o câncer

Anticorpos monoclonais

Quando o sistema imunológico do corpo detecta algo prejudicial, produz anticorpos. Os anticorpos são proteínas que combatem a infecção.

Os anticorpos monoclonais são um tipo específico de terapia feita em laboratório. Eles podem ser usados ??de diversas maneiras. Por exemplo, os anticorpos monoclonais podem ser usados ??como terapia direcionada para bloquear uma proteína anormal em uma célula cancerígena.

Os anticorpos monoclonais também podem ser utilizados como imunoterapia. Por exemplo, alguns desses anticorpos se ligam a proteínas específicas em células cancerígenas. Isso sinaliza as células para que o sistema imunológico possa encontrar e destruir essas células.

Outros tipos de anticorpos funcionam soltando os freios no sistema imunológico para que ele possa destruir as células cancerígenas. As vias PD-1 / PD-L1 e CTLA-4 são críticas para a capacidade do sistema imunológico de controlar o crescimento do câncer. Esses caminhos costumam ser chamados de “pontos de controle imunológicos”. Muitos tipos de câncer usam esses caminhos para escapar do sistema imunológico. O sistema imunológico responde ao câncer bloqueando essas vias com anticorpos específicos chamados inibidores do ponto de controle imune. Uma vez que o sistema imunológico é capaz de encontrar e responder ao câncer, ele pode parar ou diminuir o crescimento do câncer.

Os seguintes são exemplos de inibidores do ponto de controle imune:

Ipilimumab (Yervoy)

Nivolumab (Opdivo)

Pembrolizumab (Keytruda)

Atezolizumab (Tecentriq)

Avelumab (Bavencio)

Durvalumab (Imfinzi)

Os efeitos colaterais do tratamento com anticorpos monoclonais dependem da finalidade do medicamento. Por exemplo, os efeitos colaterais dos utilizados para terapia direcionada são diferentes dos utilizados para a imunoterapia. Os efeitos colaterais dos inibidores do ponto de vista imune podem incluir efeitos colaterais semelhantes a uma reação alérgica.

Imunoterapias não específicas

blog_oncologia_post_cancer

Como os anticorpos monoclonais, as imunoterapias não específicas também ajudam o sistema imune a destruir as células cancerosas. A maioria das imunoterapias não específicas são administradas após ou ao mesmo tempo que um outro tratamento contra o câncer, como quimioterapia ou terapia de radiação. No entanto, algumas imunoterapias não específicas são dadas como o principal tratamento contra o câncer.

Duas imunoterapias não específicas comuns são:

Interferões. Os interferões ajudam o sistema imunológico a combater o câncer e podem diminuir o crescimento das células cancerosas. Um interferão feito em um laboratório é chamado de interferão alfa (Roferon-A [2a], Intron A [2b], Alferon [2a]). Este é o tipo mais comum de interferão utilizado no tratamento do câncer. Os efeitos colaterais do tratamento com interferão podem incluir sintomas parecidos a gripe, aumento do risco de infecção, erupção cutânea e queda de cabelo.

Interleucinas. As interleucinas ajudam o sistema imunológico a produzir células que destroem o câncer. Uma interleucina feita em um laboratório é chamada interleucina-2, IL-2 ou aldesleucina (Proleucina). É usado para tratar câncer de rim e câncer de pele, incluindo melanoma. Os efeitos secundários comuns do tratamento com IL-2 incluem ganho de peso e baixa pressão sanguínea. Algumas pessoas também podem experimentar sintomas semelhantes a gripe.

Terapia com vírus oncolíticos

A terapia do vírus Oncolytic usa vírus geneticamente modificados para matar células cancerosas. Primeiro, o médico injeta um vírus no tumor. O vírus entra nas células cancerosas e faz cópias de si mesmo. Como resultado, as células explodiram e morrem. À medida que as células morrem, eles liberam substâncias específicas chamadas antígenos. Isso desencadeia o sistema imunológico do paciente para direcionar todas as células cancerosas no corpo que possuem esses mesmos antígenos. O vírus não entra em células saudáveis.

Em outubro de 2015, a US Food and Drug Administration aprovou a primeira terapia de vírus oncolítico para tratar o melanoma . O vírus utilizado no tratamento é chamado talimogene laherparepvec (Imlygic) ou T-VEC. O vírus é uma versão geneticamente modificada do vírus herpes simplex que causa feridas. O médico pode injetar T-VEC diretamente em áreas de melanoma que um cirurgião não pode remover. Os pacientes recebem uma série de injeções até que não haja áreas de melanoma. Os efeitos colaterais podem incluir:

• Fadiga

• Febre

• Arrepios

• Náusea

• Sintomas como os da gripe

• Dor no local da injeção

Os pesquisadores estão testando outros vírus oncolíticos para diferentes tipos de câncer em ensaios clínicos. Eles também estão testando os vírus em combinação com outros tratamentos, como a quimioterapia.

Terapia com células T

As células T são células imunes que combatem a infecção. Na terapia com células T, algumas células T são removidas do sangue de um paciente. Então, as células são alteradas em um laboratório para que elas tenham proteínas específicas chamadas receptores. Os receptores permitem que essas células T reconheçam as células cancerígenas. As células T alteradas são cultivadas em grande número no laboratório e retornaram ao corpo do paciente. Uma vez lá, eles procuram e destroem as células cancerígenas. Este tipo de terapia é chamado de terapia com células T de receptores de antígenos quiméricos (CAR).

Os pesquisadores ainda estão estudando isso e outras formas de modificar as células T para tratar o câncer. Atualmente, esses tratamentos só estão disponíveis em ensaios clínicos.

Vacinas contra o câncer

Uma vacina é outro método usado para ajudar o corpo a combater a doença. Uma vacina expõe o sistema imunológico a um antígeno. Isso desencadeia o sistema imunológico para reconhecer e destruir esse antígeno ou materiais relacionados. Existem 2 tipos de vacinas contra câncer: vacinas de prevenção e vacinas de tratamento. Saiba mais sobre vacinas contra o câncer.

fonte: www.cancer.net