Novembro Azul

O que é a próstata?

É uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, e se assemelha a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.

O que é o câncer de próstata?

No Brasil, é o segundo tipo de câncer mais frequente em homens, após os tumores de pele. A doença pode demorar a se manifestar, exigindo exames constantes para não ser  descoberta em estágio avançado e potencialmente fatal. Acontece quando as células deste órgão começaram a se multiplicar de forma desordenada.

Sintomas

Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura.

OS PRINCIPAIS SINTOMAS NA FASE AVANÇADA SÃO:
• Dor óssea
• Dores ao urinar
• Vontade de urinar com frequência
• Presença de sangue na urina e/ou no sêmen

ATENÇÃO!

A ausência de sintomas não garante que não há problemas. Por isso, converse com seu urologista e cuide da sua saúde!

FATORES DE RISCO

• Histórico familiar de câncer de próstata: pai, irmão e tio
• Raça: homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer
• Obesidade

DIAGNÓSTICO PRECOCE

A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores e risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico). Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal.

OUTROS EXAMES PODERÃO SER SOLICITADOS SE HOUVER SUSPEITA DE CÂNCER DE PRÓSTATA, COMO AS BIÓPSIAS, QUE RETIRAM FRAGMENTOS DA PRÓSTATA PARA ANÁLISE, GUIADAS PELO ULTRASSOM TRANSRETAL.

TRATAMENTOS

O tipo de tratamento vai depender do estágio da doença em cada paciente.

Doença Localizada (confinada à próstata)
• Vigilância ativa: acompanhamento clínico da doença. Utilizada quando o tumor tem características pouco agressivas
• Cirurgia radical: aberta, laparoscópica e robótica
• Radioterapia

Doença Localmente Avançada (somente ultrapassa os limites da próstata)
• Cirurgia radical acompanhada ou não de hormônio
• Radioterapia

Doença Avançada(presente em outros órgãos, como ossos, gânglios e pulmões)
• Tratamento clínico com hormonioterapia, quimioterapia e novas drogas orais, que melhoram a qualidade de vida e aumentam a sobrevida.

Desta maneira, em todas as fases da evolução do câncer de próstata existe um tratamento adequado.

Fonte: http://portaldaurologia.org.br