Clínica de Oncologia e Hematologia - Niterói

Dias úteis : 8h as 19:30h
  Telefones : (21) 2711-3238 | (21) 2714-5593 | Fax: (21) 2710-7519

Quimioterapia / Terapia com Alvo Molecular

Os quimioterápicos são medicamentos que têm como objetivo destruir células em rápida proliferação, tais como as células que constituem os tumores malignos.
Seu uso é bastante abrangente, fazendo parte da maioria dos tratamentos contra o câncer, em geral associados a cirurgia e/ou radioterapia. Seguindo protocolos bem estabelecidos pela literatura médica e diretrizes de segurança para sua aplicação e manuseio têm sido cada vez melhor tolerados pelos pacientes.
A quimioterapia geralmente é aplicada de forma intravenosa, sob supervisão dentro da Clínica, embora também existam formulações para uso oral (comprimidos que o paciente toma em casa) e para administração subcutânea.
Mais recentemente uma nova geração de drogas foi desenvolvida para o comate ao câncer, tratam-se de medicamentos direcionados contra alvos específicos nas células tumorais, capazes de combater o crescimento celular através de mecanismos diferentes dos da quimioterapia, desta forma, seu perfil de efeitos colaterais e distinto, assim como sua aplicabilidade. Estes medicamentos com alvos moleculares revolucionaram, nos últimos anos, o tratamento de tumores do rim, do fígado e do melanoma, entre outros.
Outra modalidade recém incorporada no tratamento do câncer é a Imunoterapia, utilizando substâncias capazes de estimular o sistema imunológico do próprio paciente a combater as células doentes deverá ter indicações cada vez mais frequentes.