8 de Abril – Dia de Combate ao Câncer

Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células que invadem tecidos e órgãos. O dia 8 de Abril é lembrado como o dia Mundial de Combate ao Câncer, data esta instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS) com o objetivo de chamar a atenção de todas as nações, líderes governamentais e do público em geral sobre a importância de discutir a doença no sentido de pensar em políticas de prevenção, uma vez que é a 2ª doença que mais afeta pessoas em todo o mundo.

Há de se considerar que nas últimas décadas, o câncer atingiu índices significativos configurando um problema de saúde pública. Segundo estimativas da OMS, podem-se esperar 27 milhões de casos incidentes de câncer, 17 milhões de mortes por câncer no ano 2030, assim como, 75 milhões de pessoas vivas, anualmente, com câncer. A Organização também ressalta que o maior impacto desse crescimento será em países de baixa e média renda.

No Brasil, o câncer também é considerado a segunda doença que mais mata, em especial o câncer de pele. Apenas em 2016, foram estimados mais de 590 mil novos casos, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA) – números que demonstram a importância de divulgar hábitos e mudanças de estilo de vida que ajudam na prevenção da doença, tais como adotar uma dieta saudável e praticar exercícios físicos regularmente.

As causas do câncer estão relacionadas quanto aos fatores externos e internos, onde o primeiro refere-se ao meio ambiente e aos hábitos ou costumes próprios de uma sociedade. Já as causas internas são, na maioria das vezes, geneticamente pré-determinadas, e estão ligadas à capacidade do organismo de se defender das agressões externas.

Sendo assim, o dia mundial de combate ao câncer enfatiza a questão da prevenção, pois ainda é o melhor caminho para se evitar a doença. Logo algumas mudanças de hábitos como evitar o tabagismo, o consumo de bebidas alcoólicas e de gorduras de origem animal, dieta pobre em fibras, vida sedentária e obesidade devem ser evitados para prevenir os tumores malignos. Além disso, realizar Check-up anual permitirá um diagnóstico precoce, partindo da premissa de que, quanto antes for feito o diagnóstico do câncer, maiores são as chances de cura do paciente.

Fonte: INCA – Ministério da Saúde – OMS – Oncoguia